Como realizar prospecção comercial através do WhatsApp?
O WhatsApp se tornou uma ferramenta comercial muito importante para as empresas, sendo utilizado inclusive para o processo de prospecção de novos clientes.
No entanto, para prospectar clientes através do WhatsApp e alcançar bons resultados, é importante traçar uma estratégia que seja eficiente e que não infrinja nenhuma das diretrizes do aplicativo.
Para te ajudar, elaboramos este passo a passo para realizar prospecção comercial utilizando o WhatsApp. Confira!
1. Pesquise sobre seus clientes em potencial
Muitas empresas cometem o erro de entrar em contato com diversas pessoas antes de saber mais sobre elas e sobre suas necessidades.
O ideal é que, antes de iniciar o contato com seus clientes em potencial, você saiba quem são eles e como seu produto ou solução pode ajudá-los.
Para isso, pesquise sobre seus clientes em potencial, buscando informações sobre eles que possam ser utilizados em sua abordagem e que te ajudem a despertar a atenção e o interesse dos prospects.
2. Inicie o contato se apresentando
Com as informações sobre seus clientes em potencial em mãos, é hora de iniciar sua prospecção comercial através do WhatsApp.
Ao contatar seus prospects, é importante que eles saibam com quem estão conversando e qual é o motivo do contato.
Portanto, ao elaborar sua mensagem para o contato inicial, lembre-se de começar a comunicação se apresentando e apresentando sua empresa, além de informar o porquê o contato foi iniciado.
3. Aposte em materiais de apoio
Além das mensagens enviadas através do WhatsApp, é importante que sua prospecção comercial também conte com materiais de apoio, como apresentações, infográficos, artigos etc.
Ao apostar nesses materiais, você enriquece sua estratégia de prospecção, fundamenta sua argumentação e desperta o interesse de seus clientes em potencial sobre seus produtos ou soluções.
4. Entenda as dores do prospect
Após iniciar o contato com seu prospect, seu objetivo deve ser compreender as dores e necessidades que ele possui.
Para isso, estimule o cliente a falar sobre os problemas e dificuldades que ele enfrenta e sugira as melhores alternativas para que ele possa sanar suas necessidades utilizando as soluções oferecidas por sua empresa.
Nesta etapa, você pode compartilhar conteúdos que ajudem o prospect a entender melhor quais são as dores que ele enfrenta e que demonstrem como seu negócio pode ajudá-lo.
5. Estabeleça um fluxo de interação
Ao realizar prospecção comercial através do WhatsApp, é importante que você estabeleça um fluxo de interação ou, em como é chamado tecnicamente, um fluxo de cadência.
Este fluxo determina a quantidade e a frequência de interações que serão realizadas com o prospect antes que ele seja excluído de sua lista de prospecção.
Ao fazer isso, você garante que os esforços sejam concentrados em leads que realmente possuem potencial de compra e evita que sua abordagem seja vista como insistente pelos contatos que não se interessaram por seus produtos.
6. Adote uma automação para WhatsApp
Sem uma ferramenta de gestão, a rotina de prospecção comercial via WhatsApp pode se tornar um processo desorganizado e atrapalhar os resultados de seu negócio.
Por isso, é importante que, ao iniciar sua estratégia de prospecção, você invista também em uma automação para WhatsApp.
E a Beeia é a solução perfeita para te ajudar!
Com nossa ferramenta, você poderá organizar melhor suas interações com os prospects e acompanhar o fluxo de cadência com mais facilidade.
Além disso, com a Beeia, é possível administrar os dados de seus clientes em potencial em tempo real e acompanhar indicadores sobre seus resultados.
Acesse nosso site e conheça todas as soluções que nossa automação oferece para sua prospecção comercial através do WhatsApp.
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