Como funciona a cobrança da API Oficial do WhatsApp Business?
A Meta anunciou que a partir do dia 1º de junho de 2023, seriam realizadas mudanças na forma de precificação da API Oficial do WhatsApp Business.
Neste artigo vamos te explicar melhor o que é a API e como funciona o novo modelo de cobrança adotado pela Meta. Confira!
O que é a API Oficial do WhatsApp Business?
Lançada em agosto de 2018, a API Oficial do WhatsApp Business oferece soluções para empresas que utilizam o aplicativo como parte da estratégia de atendimento ao cliente.
O objetivo da ferramenta é tornar mais prático e eficiente o trabalho das marcas que a utilizam, uma vez que permite o envio de milhares de mensagens e informações de forma ágil.
Além disso, a API também permite que o WhatsApp da empresa seja integrado a plataformas de automação e gestão, melhorando o atendimento e o relacionamento entre marca e consumidor.
Qual o modelo de cobrança adotado pela API Oficial do WhatsApp Business?
O modelo de cobrança adotado pela API Oficial do WhatsApp Business é baseado no conceito de sessões de conversa.
Uma sessão de conversa é iniciada sempre que a primeira mensagem é enviada pela empresa, seja ela para iniciar a interação ou para responder a alguma mensagem do usuário.
Cada sessão de conversa dura 24 horas e, nesse meio tempo, usuário e empresa podem trocar mensagens e informações de forma ilimitada.
A precificação dessas sessões é baseada em 4 diferentes categorias de conversa, sobre as quais falaremos a seguir:
Conversas de Serviço
Essa categoria é aquela em que o cliente ou usuário envia a primeira mensagem e inicia a interação com a empresa.
Conversas de Autenticação
As conversas de autenticação são utilizadas em processos em que é necessário confirmar ou reconhecer alguma informação do cliente.
Esse modelo é o mais restrito entre as diferentes categorias de conversas estabelecidas pela Meta, pois as empresas devem usar modelos pré-definidos pelo WhatsApp.
Conversas de Utilidade
Por meio desse tipo de conversa, a empresa pode enviar atualizações e lembretes para os usuários.
Conversas de Marketing
Nessa categoria, está contido o envio de promoções, ofertas e convites, ou seja, todas as mensagens enviadas pela empresa que não correspondem à conversas de utilidade ou de autenticação, inclusive mensagens de boas-vindas e de despedida.
Em quais casos não há cobrança?
A Meta estabelece dois casos em que as sessões de conversa não são cobradas.
São elas:
1.000 conversas gratuitas
Para as primeiras 1.000 conversas iniciadas pelo usuário, ou seja, conversas de serviço, não haverá nenhuma cobrança feita pela Meta.
Vale ressaltar que as conversas gratuitas são reiniciadas mensalmente, isto é, você poderá realizar 1.000 atendimentos de forma gratuita todo mês, desde que eles sejam iniciados por uma mensagem do cliente.
Meta Ads e Facebook Pages
Também não haverá cobrança quando o usuário entrar em contato com a empresa por meio de anúncios como a opção de “clique para WhatsApp’ ou de uma página do Facebook.
Além disso, a sessão de conversa iniciada por uma dessas duas fontes de contato terá a duração de 72 horas, ou seja, o período de gratuidade é 3x maior do que as sessões convencionais.
Integre a API Oficial do WhatsApp Business ao seu painel Beeia
Ao contratar a automação da Beeia, você poderá integrar seu painel à API Oficial do WhatsApp Business e garantir uma gestão ainda mais eficiente de seus atendimentos.
Ao adotar a Beeia, você terá acesso às 1.000 mensagens gratuitas oferecidas pela Meta e pagará um valor entre R$ 0,50 e 0,65 pelas mensagens adicionais.
Para saber sobre a contratação e as cobranças de nossa automação, acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe!
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