Atendimento via WhatsApp: Como promover uma boa comunicação?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box (2020), o WhatsApp está presente em 99% dos celulares brasileiros e é o aplicativo mais usado em nosso país.
O combo simplicidade e mensagens instantâneas popularizou o aplicativo, e não demorou para que as empresas o adotassem como uma ferramenta de atendimento ao cliente.
Mas, para que o atendimento via WhatsApp traga resultados positivos, é necessário interagir com os clientes de forma profissional.
Neste artigo, separamos 5 dicas que vão ajudar você a promover uma boa comunicação com seus clientes através do WhatsApp. Confira!
Organize seus contatos
O primeiro passo para uma boa comunicação é saber com quem você está se comunicando.
Para isso, é importante que você organize os contatos de seus clientes e leads, e estruture a comunicação de acordo com o perfil de seu público-alvo.
A prática de organizar seus contatos também é essencial para garantir que você não envie mensagens para números aleatórios e corra o risco de ser banido do WhatsApp e manche a reputação do seu negócio.
Evite criar grupos
Que atire a primeira pedra quem nunca saiu de um grupo no segundo em que foi adicionado.
A verdade é que nem todo mundo gosta de grupos, especialmente quando são sobre vendas.
O cliente pode até estar interessado em seus produtos ou serviços, mas estar inserido em um grupo pode fazer com que ele se sinta pouco à vontade em fechar o negócio.
Além disso, em um grupo existem muitas pessoas enviando mensagens, o que pode atrapalhar a comunicação de sua empresa.
Por isso, o ideal é que o atendimento e as negociações sejam sempre feitos no chat particular do contato, garantindo uma comunicação mais direta e objetiva e maior exclusividade.
Comunique apenas o necessário
O WhatsApp da empresa não deve ser utilizado para conversas particulares.
Os assuntos tratados nos atendimentos realizados através do aplicativo devem sempre estar ligados a assuntos profissionais.
Além disso, dentro da comunicação profissional com seus clientes, é importante que apenas o necessário seja dito.
Portanto, não há motivos para entrar em contato em casos em que não haja nenhum assunto referente a empresa para ser tratado.
Padronize a linguagem
O WhatsApp surgiu como um aplicativo para troca de mensagens pessoais e popularizou o uso de emojis, GIFs e figurinhas.
Porém, quando se trata de uma comunicação profissional, é importante estar atento a esses detalhes para não acabar exagerando e prejudicando a credibilidade da empresa.
Também é importante padronizar a linguagem utilizada durante os atendimentos, para garantir que ela se encaixe ao perfil de seu público-alvo e seja clara e objetiva, evitando abreviações, gírias e erros de ortografia.
Invista em um software de gestão de atendimentos
Uma boa comunicação é também uma comunicação ágil e humanizada e, muitas vezes, apenas o aplicativo do WhatsApp não é capaz de fornecer as funcionalidades necessárias para isso.
Logo, é importante possuir um software que possa ajudar você a oferecer um atendimento mais eficiente, e que te ajude a centralizar e a organizar sua comunicação.
Com a Beeia, CRM para gestão de atendimentos via WhatsApp, você tem acesso a diversas funcionalidades que facilitam a comunicação com seus clientes e leads, além de facilitar a administração de seus atendimentos e negociações.
Acesse o site da Beeia para saber mais sobre nossas funcionalidades.
Conclusão
Com as estratégias de comunicação certas, é possível elevar os atendimentos de sua empresa via WhatsApp e oferecer aos clientes uma experiência satisfatória, além de melhorar os resultados de seu negócio.
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