7 dicas para implementar o atendimento via WhatsApp em sua empresa
Muitas empresas decidiram implementar o atendimento via WhatsApp como parte de suas estratégias de comunicação, no entanto, muitos empreendedores ainda não sabem como fazer isso corretamente.
Graças a sua popularidade e praticidade, o WhatsApp passou a ser visto como uma boa ferramenta de atendimento para as empresas, porém, por conta da característica mais informal do aplicativo, criar uma estratégia profissional pode se tornar uma dificuldade.
Separamos 7 dicas que irão te ajudar a implementar o atendimento via WhatsApp em sua empresa de forma profissional. Confira!
1. Planeje sua estratégia
O primeiro passo para implementar o atendimento via WhatsApp de forma eficiente em sua empresa é planejar a estratégia que será utilizada.
Por também ser um aplicativo de uso cotidiano, muitos empreendedores acreditam que o uso profissional do aplicativo seja igual ao uso cotidiano e acabam ignorando o planejamento e partindo diretamente para a implementação da estratégia.
É muito importante entender, no entanto, que para que o aplicativo seja utilizado profissionalmente como uma ferramenta de trabalho é preciso traçar uma estratégia efetiva e que garanta resultados positivos através do atendimento via WhatsApp.
2. Disponibilize um contato exclusivo
Outra dica essencial para implementar corretamente o atendimento via WhatsApp em seu negócio é disponibilizar um contato exclusivo para sua empresa.
Parece óbvio, mas existem muitos empreendedores que misturam seus contatos profissional e pessoal em um único número de telefone.
Esta atitude é prejudicial para a estratégia de atendimento da empresa, uma vez que utilizar um contato pessoal para interagir com seus clientes pode passar uma imagem não profissional de seu negócio.
3. Utilize o WhatsApp Business
Além de disponibilizar um número de contato exclusivo para seus atendimentos profissionais, também é importante que, ao implementar o atendimento via WhatsApp em sua empresa, você utilize a versão comercial do aplicativo.
O WhatsApp Business possui diversas funcionalidades que garantem uma imagem mais profissional para sua empresa.
Além das ferramentas básicas da versão original, na versão Business é possível adicionar uma descrição sobre seu negócio, a localização de sua empresa, o endereço de seu site e seu horário de atendimento.
4. Estruture seu fluxo de atendimentos
Uma das maiores vantagens oferecidas pelo WhatsApp, e que fez com que o aplicativo se tornasse tão popular entre as empresas, é a agilidade na interação que ele promove.
Por esse motivo, ao implementar o atendimento via WhatsApp em sua empresa, é preciso estruturar seu fluxo de atendimentos de forma a garantir que seus clientes sejam atendidos de forma ágil e que possam solucionar seus problemas e dúvidas da forma menos burocrática possível.
Acesse o artigo abaixo em nosso Blog e descubra como montar o fluxograma de atendimentos via WhatsApp de sua empresa:
5. Personalize as interações
Além da agilidade de que falamos anteriormente, os clientes também valorizam muito a qualidade do atendimento oferecido pelas empresas.
Por esse motivo, é muito importante que, mesmo com um fluxograma de atendimentos bem estruturado, você não fique preso a respostas padrão e busque sempre personalizar a interação com cada um de seus clientes.
Dessa forma, seus consumidores se sentirão valorizados e você terá mais facilidade em criar bons relacionamentos e fidelizá-los.
6. Treine seus atendentes
De nada adianta criar estratégias completas para implementar e oferecer bons atendimentos através do WhatsApp se seus colaboradores não estiverem alinhados com os novos processos.
Por isso, para garantir que seus atendimentos sejam realizados de forma profissional, é importante oferecer treinamentos para todos os seus atendentes.
7. Adote uma plataforma de gestão
Ao implementar o WhatsApp como ferramenta de atendimento em sua empresa, é muito importante implementar também uma solução que permita que você gerencie seus atendimentos com mais praticidade e eficiência.
Com a plataforma Beeia você administra suas conversas em tempo real através de seu painel, além de poder gerenciar seus contatos e os departamentos de sua empresa.
Nossa solução também oferece relatórios e indicadores completos para que você possa acompanhar o desempenho de seus atendimentos e de seus atendentes.
Acesse o site da Beeia e conheça todas as funcionalidades que nossa plataforma oferece!
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