5 boas práticas para melhorar seus atendimentos via WhatsApp
Para que os atendimentos via WhatsApp de sua empresa sejam feitos corretamente e possam trazer bons resultados, é preciso adotar uma série de boas práticas.
Apesar de parecer uma tarefa simples, muitos empresários ainda cometem uma série de erros no momento de implementarem o WhatsApp como parte da estratégia de comunicação de seus negócios, prejudicando seu desempenho e a experiência dos clientes.
Pensando nisso, criamos uma lista de 5 boas práticas que você deve realizar para melhorar os atendimentos via WhatsApp de sua empresa. Confira!
1. Ter um número exclusivo para sua empresa
A primeira boa prática que você deve adotar em sua estratégia de atendimento é possuir um número de WhatsApp exclusivo para se comunicar com os clientes de sua marca.
Em muitas empresas, ainda é comum que os atendentes utilizem seu número pessoal para se comunicar com os clientes.
Essa prática, no entanto, pode descredibilizar o nível de profissionalismo de sua empresa, além de aumentar a distração e atrapalhar a produtividade de sua equipe.
Por isso, para que seu atendimento via WhatsApp seja o mais profissional possível, é preciso possuir um número exclusivo para uso empresarial.
2. Ser gentil e empático
Todo mundo gosta de ser bem tratado, certo? E isso não é diferente para os clientes de sua empresa.
Oferecer um suporte gentil e empático é uma prática essencial para melhorar a qualidade de seus atendimentos via WhatsApp.
Além disso, se seu cliente se sentir bem tratado, com certeza ele irá adquirir os produtos e/ou serviços oferecidos pelo seu negócio, e também poderá indicar sua marca para novas pessoas.
Então, ao implementar sua estratégia de atendimento via WhatsApp, lembre-se de estabelecer a gentileza e a empatia como um de seus pilares.
3. Treinar sua equipe de atendimento
Nenhuma boa prática que você tentar implementar em seus atendimentos via WhatsApp será eficiente se seus colaboradores não forem treinados corretamente.
Além de serem instruídos sobre os padrões de cordialidade e empatia que citados anteriormente, sua equipe também precisa ser treinada para oferecer todas as informações sobre seus produtos ou soluções de forma correta e atrativa para os clientes.
Uma boa forma de treinar seus atendentes é criar um manual que contenha todos os dados necessários sobre a empresa.
Assim, você garante uma padronização em seus atendimentos e mantém a qualidade da comunicação de sua marca.
4. Estabelecer um horário de atendimento
Pode parecer meio bobo, mas estabelecer os horários de seus atendimentos é uma prática que faz toda a diferença para a experiência de seus clientes e para a melhora de seus resultados.
O WhatsApp é um aplicativo extremamente popular e é muito comum que as pessoas enviem mensagens tarde da noite ou muito cedo.
Se você tiver um horário de atendimento fixo, seu cliente saberá que, dependendo do momento do dia em que ele entrar em contato, terá que aguardar um certo tempo para ser atendido.
Dessa forma, é possível evitar que a pessoa se frustre e tenha a sensação de estar sendo ignorado pelos atendentes de sua marca.
5. Manter históricos das conversas anteriores
Outra prática essencial para melhorar seus atendimentos via WhatsApp é manter históricos completos de seus clientes e de todas as mensagens que já foram trocadas entre eles e a sua marca.
Afinal, ninguém quer perder um cliente ou cometer uma gafe durante um atendimento por não se lembrar de informações importantes, não é mesmo?
Sendo assim, é fundamental que sua empresa possua um histórico atualizado de todos seus atendimentos, garantindo uma interação mais assertiva com seus clientes e aumentando suas chances de fidelizá-los.
E, para isso, você pode contar com a Beeia.
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