Como oferecer um bom atendimento via WhatsApp e melhorar seus resultados?
Os hábitos de consumo estão se tornando cada vez mais exigentes.
Se antes o fator decisivo para escolher um produto ou serviço era seu preço, hoje os consumidores buscam marcas que possam proporcionar boas experiências, tanto em relação à venda quanto ao atendimento prestado.
Oferecer um bom atendimento via WhatsApp, e em outras ferramentas, é um fator determinante para a decisão de compra de um cliente e pode ser a peça chave para melhorar as vendas e os resultados do seu negócio.
Se você está pensando em implementar o WhatsApp como forma de atendimento em sua empresa, ou se já utiliza o aplicativo e está buscando formas de elevar seu atendimento, este artigo é o que você precisa.
Separamos 6 dicas que vão te ajudar a melhorar seus resultados por meio de bons atendimentos via WhatsApp. Confira!
1. Tenha um número de WhatsApp exclusivo para negócios
Muitas pessoas utilizam o mesmo número de WhatsApp na vida pessoal e profissional.
Essa prática, apesar de comum, não é recomendada pois pode manchar a reputação da empresa e atrapalhar os negócios.
Imagine que o cliente entre em contato com o WhatsApp da sua empresa e a foto de perfil seja a de uma pessoa física. Não parece muito confiável, certo?
Por mais que o atendimento via WhatsApp seja mais “informal”, não significa que ele não deva ser profissional.
A melhor forma de transmitir confiança e proporcionar uma boa experiência para seus clientes, é possuir um perfil comercial da sua empresa no WhatsApp Business, a versão para negócios do aplicativo de mensagens.
2. Aproveite os recursos do aplicativo
Falando em WhatsApp Business, a ferramenta possui diversas funcionalidades que devem ser aproveitadas para oferecer um atendimento de qualidade.
Uma das funcionalidades mais importantes do aplicativo são as mensagens automáticas de saudação e de ausência.
Habilitando essa função, seus clientes receberão uma mensagem de boas-vindas após o primeiro contato, ou serão informados sobre a ausência de atendentes ou o fim do horário de atendimento.
As mensagens automáticas são enviadas instantaneamente após a primeira mensagem do cliente e são muito importantes para que ele não tenha a sensação de que está sendo ignorado ou que o atendimento não é satisfatório.
3. Alinhe sua equipe com relação à linguagem utilizada
Como já dissemos, o WhatsApp tende a ser um espaço mais informal, mas, de qualquer forma, é importante estar atento à linguagem e ao tom de voz utilizado, e alinhá-los com toda a equipe, para que o atendimento seja o mais homogêneo possível.
Portanto, defina quais ações são válidas para proporcionar um bom atendimento: “as palavras podem ser abreviadas?”, “em quais ocasiões é melhor enviar uma mensagem de áudio?”, “emojis e gifs são bem-vindos?”.
Para alinhar todas essas questões, leve em conta o tom de voz da sua marca e o seu público-alvo.
E não se esqueça de combinar todos os detalhes com sua equipe antes de iniciar o atendimento.
4. Aposte em personalização e humanização
Cada cliente atendido pela sua empresa é diferente, e é muito importante oferecer um atendimento que leve em conta suas preferências e particularidades.
Por mais que exista um roteiro, ou script, de vendas a ser seguido, a conversa não deve ser engessada.
Para que o atendimento seja satisfatório, o cliente precisa sentir que o diálogo é real e não apenas mensagens que foram copiadas e coladas no chat.
5. Não deixe o cliente esperando
A principal característica do WhatsApp é a agilidade com que as mensagens são enviadas, recebidas e respondidas.
Logo, deixar o cliente esperando por uma resposta gera insatisfação e pode prejudicar suas vendas.
Para garantir que seus clientes sejam atendidos de forma ágil, é preciso gerenciar muito bem os atendimentos.
E a melhor forma de fazer isso é com a Beeia!
Na plataforma, você pode cadastrar diversos atendentes para um mesmo número de WhatsApp, fazendo com que os chamados dos clientes sejam vistos e atendidos mais rápido e evitando a sobrecarga de mensagens.
6. Divulgue seu número de WhatsApp
Além de ágil, o contato com o cliente tem que ser fácil.
Então, para que o cliente não precise desbravar a internet em busca do seu número de WhatsApp, é importante que você o divulgue em todos os seus canais de comunicação: redes sociais, site da empresa, assinatura de e-mail até na fachada de sua loja.
Para facilitar o contato de seus clientes e leads e tornar a gestão dos seus atendimentos mais prática, a Beeia fornece aos usuários um botão de WhatsApp que pode ser inserido no site da sua empresa.
Conclusão
As dicas que separamos neste artigo são muito importantes para que sua empresa possa oferecer um bom atendimento via WhatsApp e garantir mais vendas e melhores resultados.
E para melhorar ainda mais seus atendimentos, é fundamental contar com uma plataforma completa de gestão!
A Beeia tem tudo que seu negócio precisa para elevar seus atendimentos via WhatsApp ao próximo nível.
Acesse nosso site e saiba mais.
Se você gostou desse artigo, continue acompanhando nosso blog. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.