Inteligência Artificial Generativa: o que é e como funciona?
Você já ouviu falar em Inteligência Artificial Generativa?
Neste artigo vamos explicar o que é essa tecnologia que está tão em alta atualmente, como ela funciona, quais possibilidades ela oferece e quais soluções deste tipo a Beeia oferece. Confira!
O que é Inteligência Artificial Generativa?
A Inteligência Artificial, mais conhecida como IA, é uma área da Ciência da Computação que se encarrega de criar sistemas e tecnologias que sejam capazes de realizar tarefas que, a princípio, só poderiam ser realizadas por seres humanos.
A Inteligência Artificial Generativa, por sua vez, tem a capacidade de criar novas informações a partir de um conjunto de dados que já existem.
Dessa forma, podemos dizer que, a partir de uma base de dados já construída, a IA Generativa é capaz de “compreender” o padrão de construção dessas informações e, a partir delas, gerar novos dados.
Como a Inteligência Artificial Generativa funciona?
Para criar novas informações, a Inteligência Artificial Generativa usa uma tecnologia chamada Redes Adversárias Generativas, em inglês Generative Adversarial Networks ou apenas GANs.
Essa tecnologia consiste em duas redes neurais que trabalham juntas.
Uma delas é chamada de gerador e sua função é criar novos dados, enquanto a outra, chamada de discriminador, é responsável por avaliar as informações geradas.
Assim, cria-se um ciclo: com base na avaliação do discriminador, o gerador melhora constantemente os dados criados até chegar a uma qualidade satisfatória.
Essa tecnologia de redes neurais é o que faz com que a Inteligência Artificial seja tão diferente da IA tradicional.
Isso porque, enquanto as Inteligências Artificiais não generativas precisam de dados fornecidos por seres humanos, a IA Generativa é capaz de aprender por conta própria.
Quais possibilidades a Inteligência Artificial Generativa Oferece?
A Inteligência Artificial Generativa oferece possibilidades de criação que são praticamente ilimitadas.
Com ela, é possível criar, por exemplo, imagens completamente realistas a partir de descrições textuais, gerar textos únicos, ouvir artistas cantando músicas de outros cantores e muito mais.
Em áreas como a saúde, por exemplo, essa tecnologia pode ser aplicada para gerar modelos mais precisos de avaliação médica, identificar padrões em exames clínicos e facilitar o diagnóstico de doenças.
Já na área da comunicação, é possível utilizar a IA Generativa para identificar perguntas e dúvidas frequentes entre seus clientes e criar respostas mais eficientes e que tornem o atendimento mais ágil.
Vale ressaltar que existem muitas ferramentas diferentes de IA Generativa disponíveis, com o ChatGPT sendo a mais famosa.
Essa ferramenta permite que os usuários façam perguntas sobre qualquer assunto e recebam respostas únicas em tempo real.
Além disso, o ChatGPT também utiliza as informações oferecidas pelos usuários para tornar sua base de dados ainda mais acurada e oferecer respostas cada vez mais precisas.
IA Generativa e a Beeia
A automação para WhatsApp da Beeia está sempre evoluindo e buscando integrar as melhores tecnologias disponíveis no mercado para garantir que nossos clientes possam atender seus clientes com a melhor qualidade possível.
Por isso, em nossas últimas atualizações, buscamos implementar a Inteligência Artificial Generativa como parte de nossas soluções.
Por meio dela, sua empresa pode coletar as principais dúvidas e perguntas dos usuários e oferecer respostas automáticas em tempo real.
Dessa forma, além de tornar seu atendimento via WhatsApp mais ágil e eficiente, você também garante clareza em suas respostas e melhora a experiência dos clientes de sua marca.
Aproveite essa e outras vantagens que só a Beeia oferece para a gestão de seus atendimentos!
Acesse nosso site e agende uma demonstração gratuita.
Se você gostou deste artigo, continue nos acompanhando no Blog da Beeia. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.