6 vantagens que o WhatsApp oferece para os atendimentos de sua empresa
Apesar de o WhatsApp estar se tornando cada vez mais popular enquanto ferramenta de trabalho, muitas pessoas ainda sentem um certo receio em utilizar o aplicativo para realizar atendimentos e optam por atendimentos via telefone, chats online, e-mails e outras formas de suporte.
A verdade é que o WhatsApp, especialmente em sua versão comercial, o WhatsApp Business, oferece diversas vantagens para as empresas que o utilizam para realizar atendimentos.
Para comprovar isso, separamos uma lista com 6 vantagens para você. Confira:
1. Uso fácil e acessível
O WhatsApp é parte essencial da vida de quase todos os brasileiros, independentemente de idade, classe social, localização demográfica e outras características.
Logo, estar presente no aplicativo te coloca ao alcance de seus clientes e de uma infinidade de possíveis clientes.
Além disso, o acesso ao WhatsApp é fácil e os clientes podem utilizá-lo para entrar em contato com sua empresa de qualquer lugar que estejam, seja em casa, no trabalho, na faculdade e até mesmo no transporte público.
2. Praticidade
Outra vantagem do WhatsApp é que a troca de informações é muito prática.
Enquanto outras formas de atendimento não possuem uma comunicação tão flexível, o aplicativo possibilita a troca de mensagens por meio de mensagens de texto e áudios, além de permitir o envio de imagens, vídeos e arquivos.
3. Agilidade
Enquanto outras formas de atendimento demandam uma espera por parte do cliente, como o tempo de resposta de um e-mail, por exemplo, o WhatsApp possibilita a troca instantânea de informações.
A agilidade que o aplicativo oferece também é uma vantagem para os atendentes que podem atender diversos clientes ao mesmo tempo, sem prejudicar a qualidade do atendimento.
4. Atendimento humanizado
A pior experiência que um cliente pode ter é receber o atendimento mecanizado de um robô. No caso do aplicativo, isso raramente acontece.
Até mesmo quando feito por chatbots, o atendimento via WhatsApp possui um grau de humanização que muitos outros métodos carecem.
Essa humanização proporcionada pelo aplicativo, e até mesmo o seu caráter um pouco mais informal, cria uma conexão emocional com o consumidor e aumenta as chances de venda e de retenção do cliente.
5. Gestão de informações
Outra grande vantagem do WhatsApp é a sua possibilidade de integração com plataformas que possuem os mais diversos propósitos.
É o que acontece com a Beeia.
Ao utilizar a plataforma para gerenciar seus atendimentos, você poderá armazenar informações completas sobre seus clientes e todas as conversas que foram realizadas através do aplicativo de mensagens.
6. Relatórios completos
Ainda pensando na integração com a Beeia, existe uma vantagem em realizar atendimentos via WhatsApp: a possibilidade de extrair dados sobre os atendimentos e analisar relatórios completos sobre eles.
Com a plataforma, é possível consultar relatórios de atendimentos via WhatsApp por atendente e por departamento, o tempo médio de espera para atendimento e o desempenho dos atendentes.
Assim, o usuário consegue monitorar melhor os atendimentos que ocorrem dentro de sua empresa e garantir que o cliente esteja sendo atendido da melhor forma possível.
Conclusão
O WhatsApp pode até não ter surgido com um propósito comercial, mas não podemos negar que ele oferece diversos benefícios e merece ser utilizado como ferramenta de atendimento.
E, para melhorar ainda mais o seu uso, é importante contar com uma plataforma de gestão de atendimentos, como a Beeia.
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